Fábrica com conceito sustentável foi a primeira da companhia fora da América do Sul, e visita compõe uma série de iniciativas da Marfrig e BRF no evento
Um grupo de stakeholders da BRF pode conhecer a unidade de produção de Kezad, localizada em Abu Dhabi (EAU), no último dia 04 de dezembro, classificada pela companhia como uma das suas plantas mais modernas no mundo. A visita contextualizou as iniciativas ESG da BRF que, em 2022, foi a primeira empresa não originária dos Emirados Árabes Unidos a conquistar o selo ambiental Green Industries, fornecido para reconhecer as práticas industriais sustentáveis na indústria local.
Segundo a BRF, a unidade de Kezad foi inaugurada em 2014, e conta com capacidade de produção de 71 mil toneladas por ano, exportando para dez países. Até o momento, a unidade já recebeu cerca de US$ 160 milhões em investimentos.
“Concebida sob o conceito de sustentabilidade, a planta conta com um sistema de tratamento por osmose reversa, onde 100% dos efluentes gerados são tratados e utilizados nos processos de irrigação e sistemas de refrigeração da unidade – iniciativa que possibilita a reutilização de 60.000 m3 de água e uma economia de US$ 130 mil por ano”, informou a BRF.
A visita à unidade de Kezad foi parte da programação da Marfrig e BRF na COP 28, idealizada pelo propósito de tornar a cadeia de produção de proteína animal mais sustentável e 100% livre de desmatamento em todas as suas etapas.
Entre outros stakeholders, uma comitiva do governo do Mato Grosso tem acompanhado parte da programação, incluindo a visita à Kezad, como informa a agência de notícias oficial do governo do estado.
A planta da BRF em Kezad
Com o já citado aspecto sustentável, a planta de produção de Kezad foi a primeira da BRF fora da América do Sul e segue padrões de segurança alimentar rígidos, atendendo a uma especificidade de países islâmicos, que são as práticas de produção Halal.
A BRF foi a primeira a ocupar a Zona Industrial Khalifa Abu Dhabi (Kezad), um espaço de quilômetros quadrados 418 km² destinado a instalações industriais. Essa região fica entre Abu Dhabi e Dubai, e demonstra-se em localização estratégica, com bom acesso logístico, inclusive para exportação, já que engloba o porto de águas profundas de Khalifa.