StoneX corta em 3 milhões de toneladas estimativa para safra de soja no Brasil
AGRO
Publicado em 04/12/2023

A StoneX projetou nesta sexta-feira (1/12) uma colheita brasileira de soja em 161,9 milhões de toneladas, 3,1 milhões a menos que o divulgado no mês anterior.

“Novembro ainda registrou muita irregularidade das chuvas, volumes abaixo do normal e temperaturas elevadas em várias regiões produtoras, com exceção do Sul”, explicou em nota, a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

O potencial produtivo de alguns Estados foi ajustado para baixo pela StoneX, com destaque para os do Centro-Oeste. Em Mato Grosso, além da redução do rendimento projetado, houve um pequeno corte da área plantada, uma vez que as condições climáticas levaram a atrasos significativos no plantio.

“O clima em dezembro vai ser central para o desenvolvimento da soja, com a necessidade de chuvas regulares e em bons volumes. Assim, a depender das condições meteorológicas, novos ajustes podem ocorrer”, ponderou Ana Luiza.

O recuo na produção levou a uma redução dos estoques finais esperados para o ciclo 2023/24 no Brasil. Além disso, a estimativa de exportação passou de 104 para 103 milhões de toneladas.

“As exportações são a variável de demanda mais afetada no caso de redução da disponibilidade de soja. Com isso, o tamanho da produção vai definir o potencial de embarques do país no próximo ano, após um 2023 com volumes recorde embarcado”, disse a StoneX.

 

SICREDI

Comentários

Chat Online