Por Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Você gosta quando alguém te trata com gentileza?
E tem sido gentil com os outros?
Fazer bem ao próximo, divulgar boas práticas e disseminar amor são os pilares que norteiam as bases do conceito de gentileza.
Ser gentil, segundo o dicionário, é praticar amabilidade, graciosidade, cortesia, se comportar de uma maneira encantadora, educada, graciosa desperta a empática.
Sabia que não praticar bons atos para com os outros é um dos principais motivos dos conflitos sociais, como violência física ou verbal, disseminação do discurso de ódio etc?
É como diz a citação de Jean de La Bruyère: "A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente como deveria ser interiormente".
Comportamentos de gentileza estão cada vez mais raros no convívio social, já que as pessoas estão cada vez mais individualistas e egocêntricas.
Em uma sociedade cheia de desafios e competitividade, o comportamento gentil é o diferencial.
Ser gentil é uma forma de melhorar não só a vida das pessoas com quem você interage (em casa, no trabalho, no trânsito, na escola, nos eventos...), mas também a sua própria vida.
Gentileza gera gentileza... (Foto: Freepik)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788