Ibema
PSDB elege diretório
O PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira no município de Ibema, pessoa jurídica com direito privado, elegeu o Diretório municipal no ultimo dia 28, para mandato de dois anos. Adelar Arrosi que então presidia a comissão provisória, foi eleito para presidente do diretório por unanimidade com chapa única de 45 integrantes.
A Constituição Federal de 1988 alçou os municípios à categoria de ente federado juntamente com a União, os Estados e o Distrito Federal. A condição de ente federado garantiu aos municípios a autonomia plena relativa às questões administrativas, legislativas, financeiras e políticas. Ao assegurar a autonomia política dos municípios, a Carta Federal de 1988 instituiu eleições diretas e simultâneas para prefeito, vice-prefeito e vereadores, com mandatos fixos de quatro anos. Desde então, o brasileiro é chamado às urnas periodicamente para eleger os seus representantes locais.
As comissões provisórias são representações temporárias dos partidos, até que haja a constituição regular de um diretório, mediante eleição interna no âmbito da agremiação.
Conforme resolução - TSE 23.571/2018, depois de eleger os dirigentes do órgão definitivos, o diretório, o partido têm de encaminhar aos respectivos Tribunais Eleitorais, por meio do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), os dados da composição e de início e término de vigência do mandato.
A legislação eleitoral brasileira determina que para se candidatar a um cargo político em nível local o indivíduo precisa, entre outras exigências, ter domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer e ser filiado a um partido político pelo menos por seis meses antes da data do pleito – a partir da reforma eleitoral promovida em 2015. A legislação demanda ainda que os partidos políticos estejam organizados formalmente nos municípios para poderem apresentar candidatos ou se coligar nas eleições municipais.
O PSDB-45 de Ibema, estará formalmente presente nas eleições do ano que vem com candidato majoritário, a prefeito e, chapa completa na proporcional, vereadores. Esta meta já é decisão no partido. O ex prefeito Adelar Arrosi é nome de consenso para ser o candidato a prefeito, o partido tem alinhado conversações para coligações com outros partidos, como PDT-12 e SD-77 Solidariedade, que disputarão com chapas de vereadores.