Se a Copa do Mundo de 2026 será estranhamente disputada em três países (Canadá, Estados Unidos e México), a posterior, em 2030, será ainda mais inovadora. A Fifa pretendia fazer o anúncio oficial apenas em outubro do ano que vem, mas o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu com a língua nos dentes e revelou o segredo com um ano de antecedência.
Segundo o dirigente sul-americano, a Copa de 2030 será realizada em seis países de três continentes. As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930, e o segundo e o terceiro serão na Argentina e no Paraguai. Os demais jogos serão todos do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos continentes europeu e africano.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4), pelo Conselho da Fifa, e o formato será ratificado no congresso da entidade, marcado para daqui a um ano. "A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final", declarou Domínguez, o que foi ratificado posteriormente pela Fifa. (Foto: Reprodução)