Curitiba, PR — O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul e a primeira semana da nova estação já mostra a que veio no Paraná. Após a passagem de uma frente fria que provocou chuva e fortes rajadas de vento em diversas regiões do estado, uma intensa massa de ar polar começou a avançar sobre o território paranaense, derrubando drasticamente as temperaturas e trazendo o primeiro frio extremo do ano.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o ápice dessa onda de frio ocorre entre esta quarta e quinta-feira. O ar seco e gelado que acompanha o sistema estabilizou o tempo na maioria das cidades, mas a combinação de céu limpo durante a noite e ausência de nuvens fez os termômetros despencarem nas primeiras horas do dia.
️ Giro das Temperaturas pelo Estado:
General Carneiro e Palmas: Marcas negativas de até -2°C, com registro de geada forte.
União da Vitória: Mínimas na casa de -1°C.
Região Oeste (Cascavel, Ibema e arredores): Madrugadas geladas registrando mínimas entre 3°C e 5°C, com sensação térmica ainda menor devido aos ventos.
Curitiba e Região Metropolitana: Amanhecer na casa dos 7°C, com ventos moderados que aumentam consideravelmente a sensação de frio.
Tardes seguem amenas e sol predomina
Apesar das madrugadas de congelar, o sol deve predominar ao longo do dia em grande parte do estado. No entanto, o aquecimento será tímido. No Sudoeste, Sul e Centro-Sul, as máximas mal devem ultrapassar os 13°C no período da tarde. Já na capital, os termômetros não passam dos 14°C.
Nas regiões Oeste e Noroeste, o sol consegue elevar um pouco mais as temperaturas à tarde, com máximas que podem atingir de 15°C a 17°C, mas o alívio dura pouco: assim que o sol se põe, o frio retorna com força total.
O que esperar do Inverno?
Embora esta primeira semana seja marcada por um frio rigoroso e seco, o prognóstico do Simepar para a estação indica um comportamento diferente para os próximos meses. Sob a influência de novos sistemas climáticos, a previsão é de que a estação registre volumes de chuva acima da média climatológica e temperaturas ligeiramente mais quentes do que o normal histórico em grande parte do estado, com episódios de "veranicos" previstos principalmente para o mês de agosto.
A Defesa Civil e os órgãos de saúde reforçam o alerta para os cuidados com doenças respiratórias típicas do período e a importância de apoiar as campanhas locais de agasalho para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Simepar / Monitoramento Climático Estadual.