Menu
Gleisi Hoffmann em ação rumo as eleições 2026
Gleisi Hoffmann em ação rumo as eleições 2026
Por Administrador
Publicado em 27/01/2026 07:47
POLITICA
Gleisi Hoffmann em ação rumo as eleições 2026

A missão de Gleisi Hoffmann, uma das principais lideranças do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será coordenar a construção de uma chapa para as eleições de 2026 no Paraná, envolvendo candidaturas ao Senado, ao governo do Estado e à vice-governadoria. A articulação retoma arranjos políticos já utilizados em disputas anteriores e busca reorganizar o campo progressista no estado.

Pesquisas eleitorais já estão sendo realizadas com o objetivo de subsidiar a formação de uma chapa completa, incluindo também candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Nesse contexto, aparecem como nomes testados os dos ex-governadores Álvaro Dias e Beto Richa, do ex-senador Osmar Dias e do deputado estadual Requião Filho. Os levantamentos devem orientar a definição do papel de cada liderança dentro do arranjo político em construção.

A expectativa é que essas pesquisas indiquem a viabilidade de uma composição conjunta entre nomes com trajetória consolidada na política paranaense, em contraposição a pré-candidaturas avaliadas nos bastidores como pouco consistentes ou ainda em fase de teste. O debate eleitoral tende a se concentrar na comparação entre experiências administrativas e propostas para o estado.

As próximas rodadas de pesquisas eleitorais no Paraná devem, assim, contribuir para a reorganização do cenário político estadual, a partir do desenho de uma chapa ancorada em partidos do campo progressista, sob coordenação de Gleisi Hoffmann, atual ministra das Relações Institucionais da Presidência da República. A articulação ocorre no âmbito do governo federal e conta com o acompanhamento direto do presidente Lula.

A primeira rodada do levantamento está prevista para ser divulgada na quinta-feira, dia 29, e deverá apresentar um retrato inicial de um cenário ainda indefinido.

Vejam os nomes apontados como pré-candidatos ao governo do Paraná, o que evidencia um quadro de pulverização política na disputa pela sucessão do governador Ratinho Júnior (PSD), que encerra seu segundo mandato. Entre os nomes testados estão Alexandre Curi (PSD), Álvaro Dias (MDB), Beto Preto (PSD), Beto Richa (PSDB), Cida Borghetti (PP), Darci Piana (PSD), Guto Silva (PSD), Luiz França (Missão), Paulo Martins (Novo), Rafael Greca (PSD), Requião Filho (PDT) e Sérgio Moro (União).

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online