Pesquisa divulgada em nessa sexta-feira 23, pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta o ex-senador Álvaro Dias (MDB) e o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) como líderes no principal cenário estimulado para o Senado Federal no Paraná. Neste ano, serão duas vagas para o Legislativo.
De acordo com o levantamento, no cenário em que os eleitores puderam citar até dois nomes, Álvaro Dias aparece com 47,5% das intenções de voto, seguido por Alexandre Curi, que soma 36,2%. Ambos abrem vantagem sobre os demais concorrentes testados na pesquisa.
Na sequência aparecem a jornalista Cristina Graeml (União), com 26,0%, o deputado federal Filipe Barros (PSD), com 23,0%, e advogado criminalista Jeffrey Chiquini (Novo), que registra 9,8%. O petista Ênio Verri (PT) aparece com 9,4% das menções.
Em um segundo cenário, sem Alexandre Curi, Alvaro Dias tem 52,2% das intenções de votos, contra 32,5% de Cristna Graeml e 31,6% de Filipe Barros. Ainda, Jeffey Chiquini aparece com 12,4% e Ênio Verri 11,2%.
O desempenho de Alvaro Dias se destaca de forma consistente em praticamente todos os recortes analisados, incluindo gênero, faixa etária e escolaridade, mantendo liderança ampla tanto entre homens quanto entre mulheres. Já Alexandre Curi apresenta força especialmente entre eleitores de renda média e alta e no interior do estado, consolidando-se como um dos principais nomes do grupo ligado ao governador Ratinho Junior .
O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PR-08451/2026, ouviu 1.300 eleitores em 54 municípios entre os dias 18 e 22 de janeiro, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
