Menu
Estado vai construir oito grandes usinas solares, duas delas no Oeste
Estado vai construir oito grandes usinas solares, duas delas no Oeste
Por Administrador
Publicado em 21/11/2025 09:52
GERAL
Estado vai construir oito grandes usinas solares, duas delas no Oeste

A Paraná Projetos, órgão da Secretaria do Planejamento do Paraná, já fez a entrega dos anteprojetos de usinas fotovoltaicas para o IDR-Paraná e para a Secretaria de Estado da Educação. Também foram entregues os documentos necessários para a licitação dos projetos, com o objetivo de reduzir custos com tarifa elétrica desses dois órgãos governamentais.

Serão implantadas oito grandes usinas de geração solar fotovoltaica, cada uma com potência instalada de 2,5 megawatts, totalizando 20 MW de capacidade. Juntas, elas serão capazes de gerar aproximadamente 32 GWh por ano de energia, o suficiente para abastecer mais de 15 mil residências de médio porte, contribuindo de forma significativa para a redução da demanda por energia proveniente de fontes fósseis.

As usinas serão instaladas em terrenos de aproximadamente 35.000 m² cada (o equivalente a cerca de cinco campos de futebol) em Toledo, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Castro, Palmeira, Arapoti, Joaquim Távora e Apucarana. Uma será destinada exclusivamente à compensação do consumo energético do IDR-Paraná, enquanto as outras sete vão compensar cerca de 34% da energia consumida pelas unidades administrativas e escolas da rede estadual.

De acordo com o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, isso representará uma redução estimada de cerca de 10 mil toneladas de CO? por ano, o equivalente ao plantio de mais de 70 mil árvores ou à retirada de 2 mil 500 veículos das ruas, considerando emissões médias do transporte urbano. Ao longo da vida útil das usinas, estimada em 25 anos, o Estado vai evitar a emissão de mais de 250 mil toneladas de dióxido de carbono, um impacto expressivo no combate às mudanças climáticas. (Foto: Divulgação Copel)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online