Os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana vieram acompanhados chuvas de granizo e vendavais em diversos municípios do Estado. As rajadas de vento superaram os 90 km/h na madrugada deste domingo (2), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, que registrou rajadas acima de 50 km/h em pelo menos 15 municípios desde o sábado (1).
O Simepar também recebeu relatos de chuvas de granizo em sete municípios. Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, as pedras chegaram a pesar mais de 100 gramas. Também houve registros nas cidades de Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão. Em Cascavel, ao menos 2 mil domicílios amanheceram sem energia.
As chuvas atingiram praticamente todas as regiões, mas castigaram mais determinados municípios. No Oeste, Santa Helena teve um acumulado chegou a 138,6 milímetros, sendo que a média histórica de chuvas em todo o mês de novembro na cidade é de 150 milímetros. Já os ventos atingiram 59 km/h em Cascavel, 55 km/h em Guaíra e 50 km/h em Palotina. Em outras regiões, os registros mais intensos foram em Cornélio Procópio (95,5 km/h), Santo Antônio da Platina (91 km/h), Campo Mourão (69,1 km/h), Altônia (68 km/h), Ubiratã (60 km/h), Umuarama (56,9 km/h) e Ubiratã (60,8 km/h). Também há vários registros de enxurradas. (Foto: Arquivo pessoal)