Menu
Morador de Foz pode ser primeira vítima fatal do metanol no Paraná
Morador de Foz pode ser primeira vítima fatal do metanol no Paraná
Por Administrador
Publicado em 15/10/2025 17:13
SAÚDE
Morador de Foz pode ser primeira vítima fatal do metanol no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou no início da tarde desta quarta-feira (15) que um morador de Foz do Iguaçu pode ser a primeira vítima fatal do consumo de bebida alcoólica misturada com metanol no Paraná todo. O caso se refere a um homem de 59 anos, que deu entrada na UPA Ca cidade na terça-feira (14), após tomar bebida supostamente "batizada" e que evoluiu a óbito ainda no pronto atendimento.

"Seguimos em alerta com os casos de intoxicação por metanol no Estado. Existe um trabalho grande de monitoramento, fiscalização e notificação e todos os órgãos do Paraná estão dedicados a esclarecer essa questão", disse o secretário em exercício da Saúde, César Neves, após dar tal informação em uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

O Paraná já tem quatro casos confirmados desse tipo de contaminação, todos de Curitiba. Dois pacientes de 71 e 36 anos já receberam alta e dois seguem internados na Capital. Destes, uma mulher de 41 anos, está em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos permanece estável e apresentando melhoras. Em todo o Brasil já há 36 casos confirmados, com sete mortes.

 

SINTOMAS

É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol, que não pode ser identificado pelo cheiro ou sabor. Os sinais costumam surgir entre 6h e 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca. Os sintomas iniciais são dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental. E casos mais graves, também há dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma. (Arte: Sesa)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online