Vereadores do PSD de Campo Bonito perdem o mandato por fraude à cota de gênero.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a nulidade de todos os votos obtidos pela chapa de candidatos e candidatas a vereador (a) do Partido Social Democrático (PSD) no pleito de 2024, no município de Campo Bonito.
A Corte apontou fraude à cota de gênero, pelo fato de que uma candidata teria registrado candidatura apenas para que o partido cumprisse o mínimo de 30% das candidaturas de um dos gêneros na composição da chapa proporcional.
Com isso, perdem o mandato, os vereadores, Jorge Foschera e André Baroni, devendo ser empossados nos próximos dias, Nelson Albuquerque (PSB) e Luciano Bisinella (PP).
As vagas serão preenchidas mediante nova totalização dos votos e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, realizado pelo juiz eleitoral da comarca.
A decisão proferida é em segunda instância, já que aqui em Guaraniaçu a justiça eleitoral havia proferido sentença de que não teria havido fraude, fazendo com que os autores da ação levassem o processo pra o TRE. Ainda cabe recurso, mas a posse dos novos vereadores deve ocorrer imediatamente.


