Menu
Sanepar aperfeiçoa inspeção na rede para não deixar faltar água
Sanepar aperfeiçoa inspeção na rede para não deixar faltar água
Por Administrador
Publicado em 15/09/2025 07:47
GERAL
Sanepar aperfeiçoa inspeção na rede para não deixar faltar água

A Sanepar está desenvolvendo desde julho um projeto estratégico de inspeção não invasiva da rede de distribuição de água com uso de sensores inteligentes em formato de esfera. A tecnologia, desenvolvida na Espanha, permite detectar com grande precisão vazamentos e bolsas de ar na rede sem a necessidade de interromper o abastecimento de água.

As esferas serão usadas para inspecionar um total de 110 quilômetros de adutoras (tubulação de água de grande porte) que atendem pelo menos 4,1 milhões de pessoas em 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, e em breve começarão a ser usadas também nas inspeções feitas regularmente no interior do Estado. O objetivo é reduzir a perda de água tratada e os custos com manutenções emergenciais.

"Nosso compromisso é com a melhoria contínua dos serviços e com a redução de perdas nas redes de distribuição. A inovação é parte essencial da nossa estratégia, seja por meio de soluções desenvolvidas internamente ou com o uso de tecnologias de ponta oferecidas pelo mercado", afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

 

O QUE É

Chamada de Nautilus, a esfera inteligente é inserida no ponto inicial da rede e percorrem toda a extensão, levadas pelo fluxo da água. No ponto final, o sensor é extraído com auxílio de uma rede previamente instalada. O trabalho é feito por técnicos da Sanepar e da empresa parceira.

No percurso, a esfera grava todos os dados que, posteriormente, serão analisados e vão garantir a localização precisa de vazamentos e bolsas de ar. Com as informações geradas, é possível identificar os pontos de problema com precisão de até um metro. (Foto: Divulgação Sanepar)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online