O Brasil possui atualmente mais médicos por habitante do que a Índia. Estima-se que até o fim deste ano nosso País tenha mais de 635 médicos em atividade, o que representa uma média de 2,98 profissionais por mil habitantes, conforme realizado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e que pode ser visto AQUI. Já a Índia, com 1,3 bilhão de pessoas, tem apenas um médico para cada mil habitantes.
Esses dados são reflexo da multiplicação das escolas de Medicina pelo Brasil afora, que em 2025 atingiu a marca de 448, com uma oferta anual de 48.491 vagas. Em um intervalo de apenas 20 anos, o número de faculdades de Medicina no Brasil mais que triplicou.
Com este crescimento acelerado no número de profissionais no mercado surge a preocupação de como se destacar em um mercado cada vez mais disputado, inclusive com o uso de redes sociais e também da medicina online. Pensando em discutir justamente isso, e a carreira médica como um todo, apontar soluções e criar insights de negócios e liderança que a DocSolution - um ecossistema de inovação 100% voltado para médicos - realizará em Curitiba, no dia 7 de agosto, o primeiro congresso voltado para jornada de vida do médico. Específico para esses profissionais, o evento vai discutir do marketing médico ao planejamento financeiro, da segmentação à liderança e inovação nos negócios.
Serão quatro palcos simultâneos, 10 horas de conteúdo e 15 palestras com profissionais que se sobressaem além da Medicina e vão compartilhar suas experiências de negócios, liderança, carreira, finanças, inovação, propósito, imagem pessoal, empreendedorismo e bem-estar.
"Não é sobre buscar soluções mágicas ou fama digital. É sobre ter atenção à carreira e investir constantemente no desenvolvimento profissional", ressalta Paulo Muzzy, referência em ortopedia e medicina esportiva, e que em sua palestra irá compartilhar estratégias para manter a consistência e o propósito na trajetória médica. Para ele, o futuro da Medicina vai exigir mais do que apenas conhecimento clínico. "O desafio está em manter o foco e o crescimento profissional diante de um cenário saturado", completa.
O cardiologista e nutrólogo Dr. Pietro Lima também alerta para o cenário preocupante que se aproxima. "Teremos mais de um milhão de médicos após 2030. O médico que não entender de posicionamento e empreendedorismo na carreira vai enfrentar muitas dificuldades". Sua contribuição ao evento será mostrar como o médico pode virar o protagonista da própria história, com mentalidade empreendedora e valorização do seu tempo e conhecimento.
Já a médica e gestora Rubia Martins, com vasta experiência em sistemas de saúde no Brasil e na Europa, apresentará uma visão estratégica sobre a instabilidade e as oportunidades do setor. "A instabilidade pode ser libertadora quando se compreende o sistema. Transformar o trabalho técnico em uma carreira estruturada é o que permite ao médico ampliar sua visão e criar novas possibilidades", diz ela.
Os ingressos para estão disponíveis neste LINK e ao final do evento haverá um show do consagrado cantor Thiaguinho. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)