Moro reduz vantagem, mas mantém liderança ao governo do Paraná
Moro reduz vantagem, mas mantém liderança ao governo do Paraná
Por Administrador
Publicado em 08/07/2025 09:35
POLITICA
Levantamento publicado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas mostra Alvaro Dias como favorito ao Senado

Se as eleições para o governo do Paraná ocorressem hoje, o senador Sergio Moro (União Brasil) seria o candidato favorito contra todos os potenciais rivais na corrida estadual. É o que indica um levantamento eleitoral publicado nesta terça-feira, 8, pelo instituto Paraná Pesquisas.

No principal cenário da pesquisa, Sergio Moro (União) teria 43,8% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo ex-governador Beto Richa (PSDB), atualmente deputado federal, com 17,5% do eleitorado. Dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais (pp), o tucano aparece tecnicamente empatado com o deputado Requião Filho (PDT), que tem 16,5%.

Na sequência, também em situação de empate técnico, aparecem o secretário estadual de Planejamento do Paraná, Guto Silva (PSD), com 5,2%, e o exdeputado federal Enio Verri (PT), atual diretor-geral da Itaipu Binacional, com 3,0%. Votos brancos e nulos representam 8,8% do total e outros 5,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Outro cenário simulado pelo levantamento considera o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, disputando no lugar do colega partidário Guto Silva. Neste caso, Moro ficaria com 41,0% dos votos, enquanto Beto Richa e Requião Filho mantêm o empate técnico na segunda posição (17,1% contra 16,6%), seguidos por Alexandre Curi (9,5%) e Enio Verri (2,9%).

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução) 

Caso o representante do PSD fosse Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, este ficaria na segunda posição com 19,5% do eleitorado paranaense, enquanto Sergio Moro pontuaria 38,2% nas urnas. Nesta simulação, Beto Richa teria 14,7% dos votos, empatando no limite superior da margem de erro com Greca e no extremo inferior com Requião Filho (13,4%) — Verri surge em último lugar, com 3,1%.

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná em 2026, publicado em julho de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Apesar de manter a liderança, Moro oscilou na vantagem contra alguns rivais em relação ao levantamento anterior do Paraná Pesquisas, publicado em maio deste ano. No cenário com Guto Silva, o intervalo entre Moro e Beto Richa cresceu ligeiramente, de 26 para 26,3 pontos, mas recuou de 25,6 para 23,9 com Alexandre Curi na corrida. Na simulação que considera Rafael Greca na disputa, a folga entre o senador e o ex-prefeito encurtou de 22,1 para 18,7 pontos em dois meses.

O atual governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), exerce hoje seu segundo mandato consecutivo e não pode concorrer à reeleição. Nos bastidores, especula-se que ele lançará um dos três aliados citados na pesquisa — Silva, Curi ou Greca — para enfrentar Moro na disputa pelo Executivo paranaense em 2026.

 Após derrota em 2022, Alvaro Dias é favorito para voltar ao Senado em 2026

Em relação ao Senado, o atual favorito na corrida é Alvaro Dias (Podemos), com 43,8% das intenções de voto. Ex-governador do Paraná, ele representou o estado na Casa Alta do Legislativo por seis mandatos consecutivos após deixar o Palácio Iguaçu, mas não conseguiu renovar a vaga no pleito de 2022, sendo derrotado por Sergio Moro (União).

Caso Alexandre Curi (PSD) decidisse concorrer ao Senado pelo Paraná, o aliado de Ratinho Júnior ficaria com 26,8% do eleitorado. O pessedista travaria uma disputa acirrada contra o deputado federal Filipe Barros (PL), que tem 25,3% das intenções de voto, e a jornalista Cristina Graeml (Podemos), candidata derrotada à prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de 2024. O deputado federal Zeca Dirceu (PT), ex-líder petista na Cãmara, aparece com 10,8% na pesquisa.

Em 2026, os eleitores de cada estado irão às urnas para escolher dois terços das vagas do Senado Federal. Pelo Paraná, estão em jogo as cadeiras de Flávio Arns (PSB) e Oriovisto Guimarães (PSDB) — o terceiro senador paranaense é Sergio Moro, eleito em 2022 com mandato previsto até 2031.

Levantamento Paraná Pesquisas para o Senado pelo Paraná em 2026, publicado em julho de 2025

Levantamento Paraná Pesquisas para o Senado pelo Paraná em 2026, publicado em julho de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução)

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 62 municípios paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online