Mais de 60 empresários das regiões Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste do Paraná vão marcar presença na 15ª Expo Paraguay Brasil, o maior evento de negócios entre os países, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Assunção. A feira é uma iniciativa da CCPB (Câmara de Comércio Paraguay Brasil) que, além de promover parcerias com o país vizinho, neste ano traz como tema a participação feminina no mundo dos negócios.
A estimativa é a de que 600 empresas, dos dois países, estejam presentes no evento, que espera receber um público de cerca de 3 mil visitantes. Além de reuniões entre instituições brasileiras e paraguaias, haverá rodadas de negócios entre empresários.
A ação de mercado dos empresários paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, do Sistema Fiep e da Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado. Para esta edição estão previstos negócios num montante de aproximadamente 200 milhões de dólares.
"O Paraguai é um parceiro estratégico para o Paraná e o encontro é a consolidação dessa relação. Além da proximidade geográfica, temos excelentes exemplos de negócios já realizados e uma crescente presença de empresas brasileiras no país vizinho, o que demonstra o potencial do mercado paraguaio para os empresários do nosso Estado", aponta Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR.
Na visão de Rui Lemes, diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, oportunidades como essa precisam ser aproveitadas pelos paranaenses. "Podemos destacar o setor de alimentos como um mercado ao qual os nossos empresários devem estar atentos e buscar produtos de qualidade, com preços adequados. Da nossa parceria institucional, vamos fazer o possível no contato com os irmãos paraguaios, para facilitar a busca por exportações e importações", pontua.
O gerente de relações internacionais do Sistema Fiep, Higor de Menezes, observa que uma boa conexão com empresários e instituições do país vizinho pode ser a porta de entrada para a internacionalização de empresas paranaenses. "O Paraguai busca, há bastante tempo, injetar recursos em projetos de infraestrutura, logística e manufatura, então o país tem uma fama como destino para indústrias que querem se internacionalizar do Brasil para todo o Mercosul", sustenta. (Arte: Agência Sebrae)