A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como as empresas operam, desde a otimização de processos até a personalização da experiência do cliente. Com o avanço de ferramentas como o ChatGPT, ela se tornou mais acessível e popular do que nunca, impulsionando uma demanda crescente por profissionais qualificados nessa área.
Pensando nisso, a pós-graduação da Univel está lançando o MBA em Inteligência Artificial Aplicada a Negócios, visando formar profissionais capazes de aplicar essa tecnologia em seus respectivos setores. O curso, primeiro do gênero no Oeste paranaense, oferece uma base teórica sólida sobre os conceitos fundamentais da IA, combinada com uma carga horária significativa de atividades práticas, utilizando as ferramentas mais atuais do mercado.
O coordenador do MBA, Nilson Dias, explica que além de otimizar os processos, as empresas podem utilizar a IA para analisar os resultados. "A interação da IA esta ajudando as empresas a melhorarem os processos, entender melhor os clientes, analisar os resultados, a compreender dados de Big Data, que antes era um pouco mais difícil, mas agora a inteligência artificial tem ajudado nesse sentido, então é uma infinidade de aplicações para negócios que está revolucionando essa área", comenta.
Ao longo do programa, os alunos terão a oportunidade de aprender como a IA pode ser utilizada para: otimizar processos, melhorar a experiência do cliente, analisar dados e tomar decisões mais inteligentes.
Com uma abordagem prática e moderna e carga horária significativa de aplicações de ferramentas para as mais variadas áreas de negócios, o curso é ideal para profissionais de diversas áreas que desejam se destacar no mercado de trabalho e impulsionar o crescimento de suas empresas.
"Qualquer profissional que tem interesse em conhecer ferramentas de IA, e aplicação, na sua área, pode fazer a pós-graduação, para ter domínio desse conteúdo, da implantação de projetos e de como a IA pode fazer o negócio ser mais rentável", afirma.
O professor Dr. Jamir Rauta, vai abordar a área de marketing estratégico e planejamento estratégico. "A inteligência artificial ela vem de uma maneira para auxiliar a construção do processo. E também ela vem para resgatar uma série de conhecimentos que já existem, compilar e entregar algumas respostas prontas, que às vezes a gente demora em buscar como informações de mercado, informações de tendências ou análise de tendências, comportamento do consumidor, o que se busca fora do nosso segmento, enfim, a inteligência artificial aplicada tanto ao marketing estratégico quanto ao planejamento estratégico, ela vem como uma ferramenta de processo, de suporte"
Para o professor, por mais que a ferramenta otimize os processos e o trabalho dos profissionais, nada substituirá, o pensamento crítico, olhar crítico do ser humano. "Isso ainda não consegue ser substituído, e na minha percepção, ele não vai ser substituído, mas a gente vai precisar cada dia mais da inteligência artificial", afirma. Artificial vem para dar suporte, para acompanhar a construção de planejamento estratégico ou mesmo na definição de estratégias para a empresa. "E com certeza vai ser uma pós maravilhosa que vai contribuir muito com os profissionais que estarão neste curso, que estarão com a gente, e também com as empresas, com a sociedade em geral".
O público-alvo são os formados em todas as áreas que desejam aplicar as potencialidades da inteligência artificial em sua prática profissional, profissionais liberais, consultores, profissionais de tecnologias, estrategistas, CEOs, empreendedores, diretores, empresários e profissionais do agronegócio, indústria, comércio, serviços e startups, dentre outros setores. (Foto: Divulgação)