Foz, Cascavel, Toledo, Maringá e Londrina são destaques no Ideb
GERAL
Publicado em 16/08/2024

Com 7,4 de nota, Foz do Iguaçu tem o maior Ideb do Brasil entre as cidades com mais de 250 mil habitantes e o maior no Paraná entre as cidades com mais de 150 mil habitantes. Os dados do Inep foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14). No País, o Paraná tem a maior nota nos anos iniciais do ensino fundamental (6,7), anos finais do ensino fundamental (5,5 - junto com o estado do Ceará) e no ensino médio (4,9). O índice obtido pelas escolas iguaçuenses contribuíram com a liderança paranaense nos anos iniciais do ensino fundamental, acima da meta de 6,0.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) leva em consideração as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que são padronizados em uma escala de 0 a 10. A média das duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das redes de ensino avaliadas.

"A nota do Ideb é resultado de um conjunto de ações estratégicas desenvolvido pela Secretaria de Educação que inclui desde o fortalecimento do ensino infantil, a base para o ensino fundamental, passando por investimentos em tecnologia com laboratórios de informática, aulas de contraturno, aulas de reforço, aulas de educação física e aulas de diversas atividades culturais", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

"O Ideb é a avaliação mais importante do Brasil para a educação. Essa avaliação coloca também um parâmetro da parte financeira que vem para o município, do Fundeb, colocando como as escolas e o município estão na parte pedagógica. Por isso, em Foz do Iguaçu, desenvolvemos as aulas de contraturno, de reforço, do ensino de robótica e inglês, preparando melhor as crianças para a continuidade da vida escolar", comentou a secretária de Educação de Foz, Maria Justina. 

 

MELHORES DO RANKING

Entre as cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes, as 12 melhores ranqueadas no Ideb são: Foz do Iguaçu (7,4), Indaiatuba (SP) - 7,3; Maringá (7,2); Jundiaí (SP), com 7,1; Joinville (SC) e Limeira (SP), com 7,0; Londrina e Franca (SP), 6,9; Cascavel e São José dos Campos (SP), com 6,8; São Bernardo dos Campos (SP), 6,7; e Blumenau (SC), 6,6.

Nas 20 maiores cidades do Paraná com mais de 118 mil habitantes, Foz do Iguaçu está na frente de Maringá (7,2), Londrina (6,9), Campo Largo (6,9), Cascavel (6,8), Toledo (6,8), Ponta Grossa (6,5), Curitiba (6,3), Guarapuava (6,3), Pinhais (6,3), Fazenda Rio Grande (6,1), São José dos Pinhais (5,9), Araucária (5,8), Colombo (5,8), Sarandi (5,7), Paranaguá (5,5), Piraquara (5,3), Almirante Tamandaré (5,2), Arapongas (4,9). E atrás apenas de Apucarana (7,6), cidade do Noroeste do Paraná, com 130.134 moradores, ou seja, Foz do Iguaçu tem a maior entre as cidades paranaenses com mais de 130 mil habitantes. (Foto: Divulgação PMFI)

Comentários

Chat Online