Começaram nesta quinta-feira (1º) e têm prazo de dois anos para conclusão as obras de construção do contorno rodoviário de Palotina. Reivindicada há muitos anos, o desvio está sendo executado numa parceria do Governo do Estado com a cooperativa C. Vale e tem um custo estimado em R$ 169,3 milhões.
O contorno, que tirará o tráfego pesado do centro da cidade de Palotina, terá 15,2 quilômetros de extensão, sendo 5,4 quilômetros de pista dupla e 4,8 quilômetros com terceira faixa, e está sendo executado pela construtora Castilho. O projeto também contempla viaduto, trevos, rotatórias e conexões nas saídas para Assis Chateaubriand e Terra Roxa, pela PR-364, e para Francisco Alves e Umuarama, pela PR-182.
Os recursos foram viabilizados por meio de convênio firmado pelo Estado com a C. Vale, que irá financiar a obra e abatê-la em impostos estaduais, em especial do ICMS. "Os créditos do ICMS serão transferidos pelo Estado, o que permitirá à C.Vale direcionar recursos para a execução das obras", disse o presidente da cooperativa, Alfredo Lang. A Prefeitura de Palotina também está envolvida no projeto mediante a desapropriação das áreas necessárias. (Foto: Divulgação)