A política cascavelense perdeu uma de suas figuras mais populares na tarde desta terça-feira (30), quando o ex-deputado estadual e ex-vereador Toninho Baratter faleceu dentro da viatura do Samu, enquanto recebia atendimento. Ele havia recém completado 69 anos e foi vitimado por um infarto, embora estivesse grandemente fragilizado por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido há exatos 30 dias. O velório deverá acontecer na Acesc, em horário ainda a ser definido.
Gaúcho de Rondinha, Toninho se mudou para Cascavel ainda criança, em 1962, na companhia dos pais Valério e Adélia Pertusatti Baratter e dos irmãos, e aqui se dedicou por várias décadas à vida pública.
Sua militância política teve início quando foi escolhido para compor a comissão nacional de fundação do PSDB, mas ultimamente estava no União Brasil e cogitava se lançar novamente candidato a vereador, papel que desempenhou de 1989 a 1992.
Seu auge veio em 1998, quando ficou na primeira suplência de deputado estadual e acabou assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa em substituição ao deputado iguaçuense Sergio Spada, que se licenciou para ser secretário de Estado. Quando Spada voltou ele se manteve na Alep, na vaga do deputado Luiz Fernandes Litro, que se licenciou para tratamento de saúde.
Como deputado estadual, Baratter teve tamanho destaque que virou líder da bancada do PSDB na Alep e membro titular das comissões permanentes de Constituição e Justiça, Revisão Constitucional e Redação Final. (Foto: Reprodução Facebook)