O Sbrae/PR lança nesta quinta-feira (1º), às 18h30, a sétima edição do Guia de Tendências, publicação que reúne 31 tendências que impactam nos negócios e no mercado para as micro e pequenas empresas. O ato será em Curitiba, mas com transmissão on-line para todo o Estado, bastando ao interessado em participar se inscrever clicando neste LINK.
Posteriormente ao lançamento, a edição impressa ficará disponível para distribuição gratuita nas unidades do Sebrae/PR em Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa e para download.
"O mundo está em constante transformação, e enxergar além do óbvio requer treino e novas perspectivas. O Guia apresenta tendências de comportamento e consumo com potencial de moldar o mercado nos próximos anos. Com uma linguagem simples e direta, nosso objetivo é democratizar o estudo de tendências, convidando os empreendedores a enxergar novas oportunidades, criar novas estratégias e se diferenciar no mercado", explica o consultor Maurício Reck.
SEIS PILARES
O Guia de Tendências é dividido em seis pilares:
- Consumo em transição: fala sobre como os clientes se relacionam com o mercado, não sendo mais apenas transações de compra e venda, mas tudo o que envolve o consumo;
- Emergências emergentes: tendências já conhecidas, mas que se mostram presentes e exigem ações por parte dos empreendedores;
- Personalização generalizada: sobre a importância de se conhecer o público e pensar em estratégias de ofertas personalizadas, conhecer sobre a diversidade geracional e os valores dos consumidores;
- Impulso tech: dados, inteligência artificial, realidade aumentada, biotecnologia e universos virtuais compõem as tendências deste pilar;
- Reconexão humana: contraponto entre um mundo extremamente conectado e a carência de conexões humanas e bem-estar;
- Reinventando a gestão: mais do que a oferta final de um produto ou serviço, a gestão tem ganhado atenção do público, em relação às marcas, comunicação e transparência são palavras chaves nas tendências deste pilar.