Segundo Terminal de Contêineres, instabilidade começou por volta das 2h e foi normalizada às 9h. Nesse período, 420 caminhões tinham agendamento de atendimento no terminal. Apagão é global.
Um apagão cibernético provocou instabilidades nos sistemas do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, nesta sexta-feira (7), o que dificultou a entrada de caminhões no local e gerou filas.
O apagão é global e provocou atrasos em voos, prejudicou serviços bancários e de comunicação em diversos países. O problema está relacionado a sistemas que utilizam o Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Segundo o Terminal de Contêineres, a instabilidade começou de madrugada, por volta das 2h, e foi normalizada às 9h. Nesse período, conforme a empresa, 420 caminhões estavam agendados para receber atendimento no terminal.
Por conta disso, uma fila de mais de 8 quilômetros chegou a se formar na entrada para o terminal. Novos agendamentos foram suspensos até a normalização da fila.
De acordo com o Porto de Paranaguá, o Terminal de Contêineres é apenas um dos 11 que operam dentro do porto. Os outros terminais não apresentaram instabilidades e o Porto está operando normalmente.
A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá recomenda que os veículos que têm agendamentos programados para esta sexta-feira, mas que ainda não estão na fila, não sejam direcionados ao terminal até uma nova orientação.
"As medidas têm como objetivo desobstruir as vias de acesso, diminuir o tempo de espera e evitar o acúmulo ainda maior de veículos aos arredores do terminal", afirmou em comunicado.