Num estado essencialmente agrícola, muito provavelmente a maioria dos moradores nem ouviram falar, ainda, de resíduos de platina, farinhas de peixes e prensas para fabricação de papéis de partículas de madeira. Pois saiba que esses produtos estão entre os últimos que passaram a integrar a relação de mercadorias exportadas pelo Paraná, que cresceu 9% entre 2018 e 2023.
Ao longo do ano passado, as exportações paranaenses envolveram nada menos 2.081 diferentes produtos, 168 a mais que os 1.913 de 2018. Somente os itens citados na abertura desse texto acrescentaram US$ 9 milhões às receitas geradas pelas vendas externas do Estado, demonstrando os efeitos positivos da diversificação das vendas ao exterior.
Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, esses números revelam não somente a inserção internacional das grandes organizações paranaenses, mas também a competitividade das pequenas e médias empresas. Isso porque parte dos novos produtos que entraram no cardápio das exportações é produzida por pequenos e médios negócios.
"A partir da observação dos variados produtos comercializados, é possível afirmar que os empreendimentos locais de pequeno e médio porte têm participação importante na conquista de novos mercados internacionais, elevando os impactos positivos das exportações sobre a economia do Estado", afirma.
As exportações paranaenses somaram US$ 25,3 bilhões em 2023, recorde anual do Estado, com um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. E no primeiro semestre deste ano, já chegam a uma receita de US$ 11,5 bilhões, tendo como principais produtos comercializados a soja em grão, que responde atualmente por 26,3% das receitas, a carne de frango in natura e do farelo de soja.
NOVOS DESTINOS
Além da crescente diversidade em termos de mercadorias, as exportações do Estado vêm alcançando um número maior de destinos. Laos, Síria, Ruanda e Montenegro são exemplos de mercados que receberam produtos paranaenses em 2023, mas que não integravam a lista dos destinos em 2018. No total, os bens produzidos no Paraná desembarcaram em 215 mercados internacionais no ano passado, acima dos 210 destinos registrados em 2018. (Foto: Rodrigo Félix Leal/Seil)