Depois de saltar da nota 4.7 para a nota 6.8 no Ideb em 2023, a rede municipal de ensino de Cascavel obteve mais um avanço significativo e atingiu a nota 80.1, superando assim a meta do Ministério da Educação para ser atingida no Ideb de 2030, ou seja, daqui a seis anos.
O levantamento mostra que 80,1% dos alunos da rede sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental. Isso é bem mais que o percentual médio nacional, que ficou em 56%, e o estadual, que chegou a 73%.
A pesquisa levou em conta critérios estabelecidos nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e considerou alfabetizadas as crianças que atingiram no mínimo 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
A educação nas séries iniciais é fundamental para a formação das crianças, por isso o governo municipal segue investindo fortemente nessa área, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos.
Já a secretária de Educação, Márcia Baldini, aproveitou para destacar o resultado do projeto Escola Feliz, que levou à entrega de 20 novas unidades educacionais totalmente novas à comunidade, além da revitalização de mais de 70 escolas e Cmeis. (Foto: Secom/PMC)