"Alea jacta est", que em português significa "a sorte está lançada", foi a frase enigmática postada em suas redes sociais pelo agora ex-secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, substituído no cargo a seu próprio pedido pelo até então diretor-executivo da pasta, César Neves.
De acordo com informações de bastidores, não será surpresa se ele vier a se lançar candidato pelo PSD a prefeito de Apucarana, função que ocupou por duas vezes consecutivas (de 2012 a 2020), ainda quando pertencia aos quadros do PT, e que o projetou no cenário político estadual.
E como Beto Preto reassume o mandato de deputado federal, conquistado em 2022 com 206.885 votos, o Oeste paranaense fica com um representante a menos em Brasília.
É que desde abril do ano passado quem ocupava a cadeira é o comunicador Luciano Alves (foto), de Foz do Iguaçu, que havia herdado provisoriamente a vaga apesar de ter recebido apenas 24.855 votos, menos de um terço dos 87.097 obtidos pelo cascavelense Frangão, que hoje amarga a vaga de suplente pelo MDB, depois de ter exercido sete mandatos consecutivos. (Foto: Divulgação Câmara dos Deputados)