Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Quando a criança cresce em um lar hostil ou um ambiente violento, ela tende a ser violenta. Já se ela se desenvolve em um ambiente saudável, de respeito, ela aprende a respeitar.
Da mesma forma que o espelho reflete o que dele se aproxima, assim também é a criança. Ela reflete o que vê e o que experimenta, por isso os pais e/ou cuidadores precisam ser bons exemplos.
A criança observa com muita atenção o ambiente em que vive, e é neste ambiente que ela encontra modelos de comportamento sobre o que deve agir ou fazer, e também como deve ser.
O ambiente onde a criança cresce e se desenvolve psiquicamente tem que ser saudável, cheio de bons exemplos, porque com certeza ela vai usar os acontecimentos, os comportamentos dos seus pais e/ou adultos responsáveis como modelo para sua vida.
O núcleo familiar é a base para o desenvolvimento das emoções. Por isso, os pais e/ou cuidadores devem oferecer à criança ações, conduções e decisões equilibradas, para que ela se desenvolva de forma saudável.
O desenvolvimento sadio e uma educação construída em bons valores formam uma criança com mais chances de ser bem sucedida na vida pessoal, escolar, profissional e familiar.
E sabe-se que os maiores responsáveis por esse processo são os pais, já que eles são as referências primordiais para a constituição psíquica infantil.
É importante criar vínculos afetivos de qualidade nas relações com a criança. É preciso ouvir, conversar, estabelecer limites e reconhecer feitos e conquistas. Usar do reforço positivo sempre que a criança apresentar comportamentos positivos.
É necessário ajudar a criança a desenvolver uma boa autoestima, criando um ambiente no qual ela se sinta segura, e ensinar a prática da resiliência, para que ela desenvolva a capacidade de lidar com problemas e a superar desafios.
Não bajule seu filho, tampouco arrume sempre uma desculpa para evitar que ele se frustre, pois é importante que ele experimente os chamados "choques de realidade". (Imagem: Freepik)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Vocacional e perita Avaliadora de Trânsito - Formação em Psicologia Hospitalar CRP-08/13639 - Contato 45 99912878