Cascavel, Toledo e Foz entre as cidades mais sustentáveis do País
POLITICA
Publicado em 11/04/2024

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, que está em sua 2ª edição, classificou dez cidades paranaenses no ranking das 100 melhores do Brasil, dentre elas três da região Oeste: Cascavel (foto - 41ª), Toledo (54ª) e Foz do Iguaçu (77ª). Cascavel avançou 15 posições (era 56ª), Foz avançou cinco (era 82ª) e Toledo apareceu pela primeira vez nesse ranking.

As outras cidades do Paraná na lista são Curitiba (9ª), Maringá (12ª), Londrina (22ª), Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª). O Estado como um todo obteve avaliação média de 6,31, seguido por São Paulo, com 6,17 e Santa Catarina, com 5,95.

O ranking leva em conta indicadores usados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

Em missão internacional à Índia, onde tem como foco a busca por soluções tecnológicas inovadoras, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o resultado. "Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente", afirmou.

 O QUE É

Com uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e estados e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma base de dados e centenas de indicadores, a ferramenta estabelece rankings comparativos e traça contextos regionais.

Os diagnósticos consideram o desempenho em dez áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. (Foto: Secom/PMC)

 

Comentários

Chat Online