Com o lançamento iminente da nova BMW R 1300 GS no mercado brasileiro, já em pré-venda e com entregas programadas para o segundo trimestre, é importante destacar algumas das principais alterações que a moto recebeu, bem como as versões que estarão disponíveis no país.
Motorização Aprimorada
- Equipada com um novo motor boxer de 1.300 cm³ e arrefecimento líquido.
- Potência máxima de 145 cv a 7.750 rpm e torque de 14,5 kgf.m a 6.500 rpm.
- Tecnologia BMW ShiftCam para sincronização variável de válvulas.
Redução de Peso
- Nova geração 11,8 kg mais leve que o modelo anterior, a R 1250 GS.
- Motor mais leve em 3,9 kg e conjunto motriz reduzido em 6,5 kg.
Transmissão Aprimorada
- Caixa de câmbio de seis marchas localizada sob o motor para baixo centro de gravidade e centralização de massas.
Chassi Redesenhado
- Quadro com design em "chapa de metal estampada e seção traseira sub-chassi de alumínio fundido".
- Mais rígido e oferecendo manuseio preciso.
Suspensão Evoluída
- Evo Telelever na frente e Evo Paralever revisado na traseira.
- Novo eixo-cardã para melhor direção e tração.
- Versões com aro dianteiro de 17 ou 19 polegadas, com rodas de liga ou raiadas.
Design Atualizado
- Visual moderno e agressivo com melhor ergonomia.
- Disponível em diversas cores, como Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana.
Desempenho Constante
- Faixa de rotação entre 3.600 e 7.800 rpm oferecendo mais de 13,3 kgfm de torque constante.
- Aceleração forte e suave em diversas situações de pilotagem.
Velocidade e Desempenho
- Velocidade máxima de 200 km/h e 0 a 100 km/h em 3,39 segundos.
Tecnologia Avançada e Eletrônica
- Sistemas de assistência e conectividade incorporados.
- Freios combinados, assistência ABS cornering, suspensões semi-ativas eletronicamente reguláveis.
- Iluminação LED completa, painel TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade via Bluetooth.