O prefeito Leonaldo Paranhos fez questão de irá até a Câmara de Vereadores para protocolar, em caráter de urgência, projetos de lei que reajustam os salários dos técnicos de enfermagem e atendentes de serviços em saúde e ampliam o número de vagas para professor, agente de apoio e bibliotecário.
"Com o esforço de todas as secretarias, que economizaram para que a gente pudesse desenquadrar o impedimento do índice prudencial, e então elaboramos o projeto que vai resolver o salário dos nossos valorosos técnicos de enfermagem, que ganhavam menos do que o piso", afirmou o prefeito. O reajuste será de 27% incidirá sobre os salários atuais dos 432 técnicos de enfermagem e 41 atendentes de serviço em saúde.
"Os técnicos em enfermagem realmente precisavam ter corrigido esse seu vencimento. O prefeito teve a sensibilidade de negociar junto com a Secretaria de Planejamento e Finanças para que a gente pudesse arrumar o orçamento e corrigir essa defasagem, porque alguns estavam abaixo do piso. Todos os técnicos de enfermagem passam a receber acima do piso salarial", observou o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
Os outros dois projetos protocolados ampliam as vagas de profissionais da educação. São 270 vagas para professores, 250 para agentes de apoio e sete para bibliotecários, necessárias para atender à demanda dos novos Cmeis e escolas
A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, disse que agora, com o Município têm condições legais de conceder o reajuste. "Na semana passada, quando a gente soube que estávamos abaixo do índice, embora muito pouco abaixo, mas já nos dando condição legal para adotar algumas ações, corremos contra o tempo para tomar essa decisão tão aguardada pelos nossos técnicos de enfermagem e atendentes", afirmou.
A Câmara já marcou para esta quarta-feira (3), a partir das 17h, duas sessões extraordinárias consecutivas para votar os projetos do Executivo. (Foto: CMC)