Curitiba é a capital menos desigual do País, de acordo com o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, feito pelo pelo Instituto Cidades Sustentáveis com base em indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência.
A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos públicos, como o Censo 2022, a Pnad Contínua, o DataSUS e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, bem como as ações desenvolvidas em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Também foram utilizados dados de organizações não governamentais em relação às emissões de CO2 per capita, com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima, e desmatamento, que usa informações do MapBiomas.
Curitiba totalizou 677 pontos de 1.040 possíveis. Na sequência ficaram Florianópolis (672 pontos), Belo Horizonte (615), Palmas (607) e São Paulo (594). Por último no ranking estão Porto Velho (373), Recife (392) e Belém (393). (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)