Lunitti lidera em todos os cenários na primeira pesquisa registrada para prefeito de Toledo
POLITICA
Publicado em 27/03/2024

Um dos cenários pesquisados

O jornal Preto no Branco divulga com exclusividade nesta quarta-feira (27), a primeira pesquisa eleitoral registrada para prefeito de Toledo em 2024. O levantamento realizado em parceria com o Instituto Opinião, de Curitiba, aponta o atual prefeito Beto Lunitti (PSD) como líder em todos os cenários simulados e também na pesquisa espontânea, quando não é apresentado qualquer nome.

Na pesquisa foram feitas várias simulações de cenários, considerando os principais nomes em evidência como pré-candidatos a prefeito no município. Lembrando que a pesquisa é um recorte do momento, faltando pouco mais de seis meses para a eleição de 6 de outubro.

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, quando nenhum nome é citado, o atual prefeito Beto Lunitti é disparado o nome mais lembrado, com 27,8% das citações. Depois aparecem Mario Costenaro (1,7%), Lucio de Marchi (1,2%), Nelsi Welter (0,9%) e Derli Donin (0,7%). Um total de 2,2% dos entrevistados citou outros nomes.

Contudo, 48,6% das pessoas ouvidas ainda não sabem ou estão indecisas. Outros 16,9% representam os votos nulo e branco.

 

 

Pesquisa estimulada

O Instituto Opinião simulou três cenários diferentes na pesquisa estimulada, alternando alguns nomes de pré-candidatos.

No primeiro cenário simulado pela pesquisa, Beto Lunitti lidera com 52,4% das intenções de voto e o pré-candidato que mais se aproxima é Tita Furlan (União Brasil), com 12,1%. Depois aparece Simone Sponholz (PL) com 8,6%, Mario Costenaro (PP) com 6,0% e Nelsi Welter (PT) com 4,5%.

Indecisos ou que não sabe são 9,5%, Nulo e branco representam 6,4% e não opinou 0,5%

 

No segundo cenário, com a presença do ex-prefeito Derli Donin, Lunitti também aparece na frente, com 48,3% e o ex-prefeito Derli Donin (PP) em segundo com 19,1%. Tita Furlan é o terceiro, com 10,2% e Nelsi Welter tem 5,9%.

Indecisos ou não sabe correspondem a 9,5%, nulo e branco 6,7% e não opinaram 0,3%

No terceiro cenário simulado, Beto Lunitti igualmente mantém a liderança com 49,7%, seguido do ex-prefeito Lúcio de Marchi (PP) com 17,2%, Tita Furlan com 9,8% e Nelsi Welter tem 5,7%.

Indecisos ou que não sabe são 8,3%, nulo e branco 8,8% e que não opinaram 0,5%

Confrontos diretos

A pesquisa também mediu confrontos diretos entre alguns pré-candidatos.

Na possibilidade de um confronto entre Beto Lunitti e Mario Costenaro, o atual prefeito leva larga vantagem, com 67,6% das intenções de voto contra 12,1%. 

Estão indecisos ou não sabem 12,1% dos entrevistados, branco e nulo 10,5% e não opinaram 0,9%

Na hipótese de um confronto entre Beto e o ex-prefeito Derli Donin, a diferença cai um pouco, mas ainda se mantém larga. Beto Lunitti tem 57,6% e Derli 26,2%.

Manifestaram-se como indecisos ou que não sabem 7,4%, nulo e branco 8,3% e não opinaram 0,5%

Se eventualmente os candidatos forem Beto Lunitti e o ex-prefeito Lúcio de Marchi, a diferença pró-Beto volta a subir, sendo de 61,7% contra 19,8%.

Indecisos ou que não sabem são 8,1%, nulo e branco 9,8% e não opinaram 0,5%.

Rejeição

O Instituto Opinião também mediu a rejeição dos pré-candidatos, mostrando um cenário de muito equilíbrio entre os quatro primeiros pré-candidatos. Neste caso o entrevistado podia dar mais do que uma resposta.

O prefeito Beto Lunitti é quem tem a maior rejeição, com 17,8% de rejeição. Logo depois aparece Lúcio de Marchi com 15,3%, Tita Furlan com 15,2% e Nelsi Welter com 15%. Mais atrás estão Mario Costenaro com 8,1%, Simone Sponholz com 7,9% e Derli Donin com 6,6%. 

Um total de 11,9% dos entrevistados disse que não rejeita nenhum dos candidatos e 7,2% disse que não sabe ou não opinou.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi contratado pelo jornal Preto no Branco junto ao Instituto Opinião e devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR 04118/2024. Foram entrevistadas 610 pessoas no período de 22 a 25 de março de 2024. A margem de erro é de 4%, com 95% de confiabilidade.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

O Preto no Branco publica as pesquisas de intenção de voto realizadas, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Comentários

Chat Online