Cascavel – Os levantamentos de intenções de voto para prefeito de Cascavel realizados pelo Jornal O Paraná em parceria com o Instituto SDS Pesquisas mostraram, de janeiro de 2023 a março deste ano, como a disputa pelo comando da Prefeitura de Cascavel vem se desenhando. Todas as pesquisas, até agora, apresentaram um quadro estável dos números, mostrando equilibrio na disputa, respaldados pela coerência e compromisso do O Paraná com seus leitores e a sociedade cascavelense, sem manipulação de resultados e o respeito à “frieza” dos números. Importante destacar que o levantamento revela um “retrato” do cenário eleitoral, sujeito a interferência pela ação direta dos pretensos candidatos, suas movimentações e a interação com o eleitor. Até agora, o ex-prefeito Edgar Bueno, que ontem assinou ficha de filiação no PSDB, partido pelo qual se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1994, tem mantido o primeiro lugar na preferência do eleitor, seguido de perto pelo deputado estadual Marcio Pacheco e o vice-prefeito Renato Silva.
Estimulada: Disputa maior na segunda colocação
Nos cenários estimulados são apresentadas as listas dos possíveis candidatos para escolha do eleitor. Confira os quadros comparativos das seis pesquisas Jornal O Paraná/SDS Pesquisas realizadas até agora. As candidaturas do PT tiveram pelo menos três nomes apontados nesse período, Paulo Porto, Professor Lemos e Professora Liliam, então serão representados nos estudos apenas por “PT”
o deputado estadual Batatinha, com 12,12%; o candidato do PT tinha 6,39%, seguido do deputado estadual Gugu Bueno, com 5,75%, e fechando a primeira rodada, o empresário Henrique Mecabô, com 2,5%
JANEIRO DE 2023 Em janeiro de 2023, o ex-prefeito de Cascavel Edgar Bueno aparecia com 28,62% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Marcio Pacheco, que ainda estava no partido Republicanos, com 16,39%; Renato Silva, atual vice-prefeito de Cascavel, em terceiro com 14,37%,
MARÇO DE 2023 Na segunda rodada, de marco de 2023, Edgar manteve a liderança com 29,25%, seguido de Pacheco com 17,38%, Renato Silva 12,13%, Gugu Bueno 6,25%, candidato do PT, 4,5% e Henrique Mecabô, 3,38%. Nessa rodada, o nome de Batatinha não foi inserido no cenário estimulado. Mas a ordem dos três primeiros colocados seguiu a mesma, com pequenas variações.
SETEMBRO DE 2023 A terceira rodada, apesar de uma pequena redução, o ex-prefeito permaneceu na liderança com 25,63%, seguido de Marcio Pacheco, com 15,75%. Neste levantamento, o deputado estadual Batatinha, em seu primeiro mandato público, chegou aos 15%, ultrapassando o vice-prefeito Renato Silva, que somou 12,88%. O deputado estadual Gugu Bueno teve 6,12% e a candidato do PT 2,5%. O nome de Henrique Mecabô não foi sondado nessa rodada. A surpresa, sem dúvida, foi o desempenho de Batatinha.
DEZEMBRO DE 2023 Já na quarta rodada, a última de 2023, realizada em dezembro, Edgar recuperou alguns pontos e somou 29,37% das intenções na primeira colocação. Marcio Pacheco e Renato Silva mantiveram a mesma posição do início do ano, segundo e terceiro, com 14,75% e 13,37%, respectivamente. O candidato d do PT somou 7,75% (o melhor desempenho no ano), Gugu Bueno, 4,5% e Henrique Mecabô, 1,87%. O nome do deputado estadual Batatinha não foi apresentado na quarta rodada no cenário estimulado.
JANEIRO DE 2024 Na primeira pesquisa de 2024, ano da disputa eleitoral, realizada em janeiro, a quinta rodada do levantamento O Paraná/SDS, mais uma vez mostrou a estabilidade de Edgar Bueno, que apareceu novamente em primeiro com 27,71%. Neste levantamento, Renato Silva apareceu pela primeira vez como segundo colocado, com 17,35% das intenções, e Marcio Pacheco somou 13,49%. O candidato do PT teve 7,35%, seguido de Gugu Bueno, com 3,39% e Henrique Mecabô, 1,93%. Novamente o nome do deputado estadual Batatinha não foi apresentado neste cenário.
MARÇO DE 2024 E na última rodada apresentada até o momento, divulgada na quarta-feira (20), Edgar Bueno apareceu com 25,81%. Retomando a segunda posição e já no PP (Partido Progressistas), o deputado estadual Marcio Pacheco, com 18,67%, seguido de Renato Silva com 16,67%, Batatinha teve 9,45%, Gugu Bueno, 4,73%. O candiato do PT somou 2,44% e Henrique Mecabó, 1,08%
Comparativos do prováveis confrontos de 2° turno
Já nos confrontos diretos de segundo turno, em todos os cenários apresentados, Edgar Bueno seria eleito, tanto nas disputas com Pacheco, como nas disputas com Renato Silva.
No entanto, quando comparadas as candidaturas que teriam melhor desempenho frente Bueno, Pacheco levou a melhor sobre Renato em quatro das seis rodadas
Fonte Paraná News