Embora ainda não haja um balanço geral oficial, até pelo fato de cada município ter cumprido programação própria, a Secretaria de Estado da Saúde acredita que o Dia D de combate à dengue, sábado (4), resultará em efeitos muito positivos na luta contra a doença, que atingiu números sem precedentes no Paraná neste início de ano.
Nas 22 Regionais de Saúde foram resolvidas inúmeras ações não só de esclarecimento, mas também de combate efetivo à proliferação do Aedes aegypti, que em dois meses acumulou estatísticas pra lá de preocupantes.
O número oficial de paranaenses mortos pela dengue desde 1º de janeiro já está em 23, mas a tendência é de que seja ainda maior por conta de casos suspeitos ainda em fase de investigação. Já o número de casos da doença beira os 50 mil neste ano, contra 2,5 mil nos primeiros 60 dias do ano passado um aumento superior a 1.860%.
EMERGÊNCIA
Por conta desse cenário, já são 17 as cidades paranaenses que decretaram situação emergência. Dessas, seis estão na Região Oeste: Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Três Barras, Palotina e Santa Lúcia. As outras são Dois Vizinhos, Lidianópolis, Quedas do Iguaçu, Quinta do Sol, Ivaiporã, Espigão Alto do Iguaçu, Moreira Sales, Santa Izabel do Oeste, Paranavaí, São João do Ivaí e Antonina. (Foto: Divulgação Sesa)