O uso de smartphone tem sido um problema para as pessoas em geral, pois já não se destina mais às prioridades do dia a dia. E esse vício tem trazido consequências diversas às pessoas, como problemas físicos e, principalmente, psicológicos.
Essa dependência já é tamanha que muitas pessoas não conseguem fazer mais nada sem o aparelho por perto que já ficam super ansiosas.
Pesquisas recentes apontam que pessoas que sofrem de nomofobia, ou vício do celular, se sentem sozinhas, desamparadas sem seus telefones.
Os principais sinais e sintomas de quem tem nomofobia são: acordar à noite para verificar o telefone; durante o dia fazer essa verificação o tempo todo, até mesmo na hora das refeições, do trabalho etc; entrar em pânico quando sabe que o aparelho vai ficar sem bateria, ou quando está sem sinal; sentir a necessidade de atender às ligações mesmo nos momentos proibidos, quando está na direção de um veículo, trabalhando, em um lugar perigoso, etc.
O que a dependência do aparelho causa: ansiedade, pressão alta, falta de atenção, falta de produtividade no trabalho, perda de tempo, redução das horas de sono e falta de interação pessoal, o que afeta o relacionamento com amigos e familiares, dentre outros.
E você, também tem esses sintomas e sinais? (Foto: Reprodução internet)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788