Tony Garcia segue gerando pesadelos para Sergio Moro
POLITICA
Publicado em 15/01/2024

As graves denúncias feitas pelo empresário Tony Garcia no âmbito da Operação Lava Jato seguem atormentando a vida do hoje senador Sergio Moro. A mais recente novidade é a revelação, feita nesta segunda-feira (15), de que o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), acatou um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e autorizou a abertura de um inquérito contra o ex-juiz.

O objetivo da medida é apurar supostas irregularidades que teriam sido cometidas por Moro, quando ainda juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, para fechar um acordo de colaboração premiada firmado em 2004 por Garcia, após este ser preso pela PF sob acusação de gestão fraudulenta do Consórcio Garibaldi.

O caso se refere à denúncia de Garcia de que teria sido pressionado por Moro a gravar conversas com figuras proeminentes do cenário político da época, e só foi encaminhado ano passado ao STF pelo juiz Eduardo Appio, que assumiu a Lava Jato por um período bastante breve.

No pedido de abertura de inquérito, a PGR observou que os relatos de Garcia em três depoimentos à Polícia Federal "apontam para um desvirtuamento das decisões tomadas no âmbito da Operação Lava Jato", com "eventual prática dos crimes de concussão, de fraude processual, de organização criminosa e de lavagem de capitais".

Vale lembrar que Moro já assegurou reiteradas vezes que o relato de Garcia é "fantasioso e criminoso". (Fotos: Reprodução AGBR)

Comentários

Chat Online