A gente tem visto aqui no Sou Agro que a onde de calor chegou com tudo no Brasil. A grande expectativa é que na semana que está para chegar, a chuva venha para amenizar um pouco as altas temperaturas. É claro que não deve chegar com toda força, mas há sim previsão de chover em várias regiões do Brasil, é o que diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.
“No dia 18, dia 19, 20 tem chuva espalhada por todo Brasil, começa a melhorar no Mato Grosso, continua no Amazonas, melhora no Pará, Roraima, Amapá, Acre, mas principalmente Mato Grosso começa a espalhar chuva. Aparece chuvas também no Mato Grosso do Sul, na parte Oeste do Paraná, Santa Catarina, pancadas isoladas no Rio Grande do Sul, muita chuva no norte da Argentina. Então começa a mudar o padrão semana que vem e quando a gente pega até o dia 30, que basicamente essa chuva aqui boa parte vai ser do dia 20 para frente”, detalha Coutinho.
Mas e o calorão, quando que ele deve diminuir? “Vai continuar quente, mas menos quente no sul. Cai um pouquinho a temperatura, pode ser que esfrie um pouco mais ali pelo dia 26, 27 e 28 de dezembro, alguns modelos colocam uma entrada de um frio mais razoável aqui no Sul. Então, a grande novidade é a mudança do padrão. É a chuva se espalhando pelo Brasil na semana que vem. Essa é uma excelente notícia”, disse Coutinho.
No Paraná, nos próximos dias, há condições para pancadas de chuva mais significativas em boa parte do estado a partir da tarde, ou seja, os temporais podem retornar. Isso ocorrer devido à atuação de uma massa de ar aquecida e com mais umidade.