Atividade integra ações socioambientais ligadas às obras de saneamento no município de Porto União. A partir do treinamento, os agentes comunitários poderão auxiliar na divulgação de conteúdos sobre água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana nas comunidades onde atuam.
A Sanepar realizou nesta semana, em Porto União, em Santa Catarina, uma capacitação de Facilitadores em Saneamento para 44 agentes comunitários de saúde. Único município do estado vizinho atendido pela Companhia, Porto União está recebendo obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que vão beneficiar mais de 2 mil famílias no Centro da cidade e dos bairros Cidade Nova, São Francisco e São Pedro.
A partir do treinamento, os agentes comunitários poderão auxiliar na divulgação de conteúdos sobre água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana nas comunidades onde atuam.
Na formação, foram abordados assuntos como o contexto local dos serviços de saneamento e as novas obras em execução na cidade – construção de uma nova estação de tratamento de esgoto, 55 quilômetros de rede coletora e 2.647 ligações prediais.
O curso tratou, ainda, a relação saneamento e saúde, a importância da ligação correta de esgoto, o Código Sanitário de Santa Catarina e o papel do agente comunitário de saúde na divulgação desses conteúdos.
“Apresentamos ainda os benefícios da tarifa do Água Solidária, de valor reduzido para populações vulneráveis, os canais de comunicação da Sanepar e a gestão de resíduos sólidos no município”, detalha a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.
Os agentes também fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água. O curso foi ministrado pelos colaboradores da Sanepar Bolivar Luiz Menoncin Junior, Luciana Garcia e Roseli Fernandes. A atividade foi promovida em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente de Porto União.
SICREDI