Cultura carburada
CULTURA
Publicado em 22/11/2023

Toyota encerrou as operações de sua planta em São Bernardo do Campo, SP. A unidade, inaugurada em 1962, foi a primeira fábrica da Toyota fora do Japão.

 

No último dia 16, a empresa desligou os últimos 150 funcionários da unidade, que produzia peças para veículos das outras unidades brasileiras e exportava para Argentina e Estados Unidos. O Toyota Bandeirante, produzido na planta de São Bernardo do Campo de 1962 a 1997, foi o único veículo da marca japonesa fabricado no local e atualmente só produzia peças de motores para outras unidades da empresa.

 

A decisão de encerrar as operações foi tomada por motivos estratégicos, visando concentrar as operações no interior paulista para melhor competitividade no mercado brasileiro. A Toyota originalmente planejava transferir funcionários para outras unidades, mas muitos foram desligados. A planta do ABC paulista chegou a abrigar o primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da Toyota na América Latina há cinco anos, mas as expectativas de desenvolvimento futuro na região não se concretizaram.

 

Comentários

Chat Online