A primavera de 2023, que começa às 03h50 deste sábado (23) e vai até à 0h47 do dia 21 de dezembro, será mais quente e chuvosa que o habitual no Paraná, de acordo com o Simepar.
Um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial, provocando mudanças significativas no padrão de circulação do vento no Estado. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de vento, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.
"A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência", afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Nesse cenário, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade.
A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.
"Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica", afirma o meteorologista. "O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor".
Os avisos sobre a iminência de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e podem ser enviados por celular aos interessados que se cadastrarem em www.defesacivil.pr.gov.br na aba Cidadão. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)